O segredo do Michael Phelps (natação), Neymar (futebol), Diego Hipólito (ginástica olímpica), Alex Naddour (ginástica olímpica), Natalie Coughlin (natação), Pavel Sankovich (natação), Gwyneth Paltrow (atriz e empresária), Justin Bieber (cantor), Jennifer Aniston (atriz), Victoria Beckham (empresária, estilista e ex-cantora) e muitos outros é a ventosaterapia.

A técnica existe há cerca de 4 mil anos e há diversas variações, mas as mais comuns são utilizar copos de vidro ou copos de acrílico para realizar a sucção. Os principais benefícios são: reestabelecimento da circulação normal de sangue no local o que permite maior amplitude de movimentos, redução de dor, melhora da capacidade respiratória e recuperação mais rápida após atividades físicas, além de um grande relaxamento e bem-estar. 

Há algumas contra-indicações de uso: pacientes em jejum ou muito debilitados, recém extenuado devido à atividade física intensa, pacientes com alterações do sistema circulatório, etc. Busque sempre um acupunturista (!) que estudou a teoria e a base da ventosaterapia, apesar de fácil aplicação quando feita sem embasamento pode causar prejuízos ao paciente!

Fora isso, quando bem feita é uma técnica com relativamente segura e extremamente eficaz com resultados sentidos após a aplicação e o único “efeito colateral” são as manchinhas roxas que podem aparecer ou não.

Segue alguns depoimentos de pacientes meus abaixo:

Quando fui atendido pela primeira vez não sabia o que esperar, procurei devido a dores nas costas. Hoje em dia só faço manutenção das costas, nunca mais travei e já cuidei de um rompimento muscular na coxa devido ao ciclismo com ela e suas ventosas!

G. Brasil, atleta amador de ciclismo e relações públicas

Sem as ventosas da Taiane meu desempenho no crossfit não é o mesmo. Me recupero mais rápido das dores e minha flexibilidade não fica comprometida por conta das dores.

V. Xavier, atleta de crossfit 

Procurei a Taiane para tratar a ansiedade, mas tinha medo de agulhas no início e então ela sugeriu as ventosas: quase dormi quando ela tirou. Deu uma paz, que há tempos não sentia!

B. Brazão, estudante


Por Dra. Taiane Monteiro